quinta-feira, 18 de abril de 2013

Notas sobre o amor



Estar vivo não é o mesmo que viver. Existir para ganhar dinheiro é estar vivo. Mas existir para, com o dinheiro, tornar a vida de alguém melhor, é viver. Existir para repetir modelos e adequar-se a padrões é estar vivo. Mas existir para a novidade e para a liberdade, é viver. Estar vivo depende apenas de funções fisiológicas. Viver precisa do encantamento do amor.

Ninguém pode viver sem amor.

O amor é cheio de contradições. Ao mesmo tempo, nada é mais coerente. É a única fortaleza que enfraquece. É o único poder que fragiliza. É a única grandeza que diminui. É o único laço que liberta. É a única ordem que desorganiza. Mas nisso não há problema porque quem ama não quer coerência, só quer amar.

Você sabe que ama quando o simples fato daquela pessoa existir te faz bem. Quando percebe que sem ela sua vida não teria o mesmo valor.

Claro, o amor tem seus riscos. Mas risco imensamente maior é passar pela vida sem amar. Porque, no fim, dificilmente alguma coisa terá valido à pena. Quem age por amor não terá a sensação de tempo perdido, mesmo diante de resultados ruins – porque o amor não espera o troco.

Quando achar que é o suficiente, dê mais um beijo. Diga mais uma vez “eu te amo”. Solte mais um sorriso. Fique mais vinte minutos e dê mais um último abraço. Tratando-se de amor, é melhor errar por excesso.

Não, não espere grandes ocasiões para dizer “eu amo você”. É a declaração que tornará a ocasião grande. Não há infelicidade maior que silenciar neste momento, porque o mundo fica pequeno e sem graça.

Quando não souber quais palavras usar para descrever o amor que sente, use as mais simples. Afinal, é na simplicidade que mora a verdade singela. Se ainda assim for incapaz, não se preocupe. O coração sabe enunciá-las com os olhos.

Ama quem pode ferir, mas prefere curar. Quem pode oprimir, mas prefere libertar. Ama quem pode punir, mas prefere salvar. O amor orienta a liberdade.

A diferença entre paixão e amor? Quem está apaixonado sente que algo lhe falta. Quem ama sente-se completo.

Acredito no amor porque só ele pode tornar a vida amável.

“Pecado” é passar pela vida sem amar intensamente. “Eternidade” é todo o tempo com aqueles que você ama.

Importa que se tenha com quem repartir a vida. São os relacionamentos que dão sentido e significado para viver. Na vida, a questão não é o sofrimento ou a felicidade. Trata-se de ter por quem sofrer e por quem sorrir.

Lucas Lujan

12 comentários:

  1. A questão é bem essa mesmo: escolher por quem sofrer e por quem sorrir.

    ResponderExcluir
  2. Chegar a doer no peito de tão lindo e tão verdadeiro! Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Azaleia. Obrigado pelo comentário. Fico feliz que gostou.

      Excluir
  3. Concordo, Azaleia! O texto é magnífico....deve ser chamado de poema...

    ResponderExcluir
  4. Prof. , vc sempre sabe o que compartilhar. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço por ter vindo até aqui, ler e comentar. Obrigado.

      Excluir
  5. Ah, eu achei perfeito. Pura poesia!

    ResponderExcluir
  6. Perfeito !!!
    Lucas, permite que possa postar em meu face?
    Claro sem deixar de mencionar o autor e de onde !!!
    Agradeço sua atenção !!!

    ResponderExcluir